: Dicas da Winnie sobre eventos para astronomia e astrofotografia- Nesta arte a Winnie está em pé ao lado de um flipchart, escrevendo sobre a estação do Outono

E já entramos no outono…

Chegou a minha estação do ano favorita!

Parece que foi ontem que comemoramos a chegada do Verão, mas agora chegou a minha estação do ano favorita!!

Imagem com a constelação da Leão, que é o símbolo do Outono, recebida do Observatório Céu Austral.

Afinal, essa estação que podemos chamar de estação de transição entre o verão e o inverno, nos trás temperaturas mais amenas, uma enorme variedade de frutas e principalmente as mais lindas cores e luzes naturais. Vai me dizer que nunca admirou um belíssimo pôr do sol nessa época do ano?!

Portanto, para os amantes da fotografia e/ou astrofotografias, é hora de pegar sua câmera fotográfica e sair para registrar as cores do outono enquanto pratica o seu hobby!

Equinócio do Outono

Somente 2 dias do ano o dia e a noite têm a mesma duração, isto é, 12 horas cada. Esses dias são chamados de equinócio. Para nós que vivemos no hemisfério sul, no último dia 20 de março ocorreu o Equinócio do Outono, já para quem vive acima da linha do Equador, foi o Equinócio da Primavera.  E claro, a partir desse dia, já estamos curtindo desde então o nosso outono.

Características da Estação

Se você vive entre os trópicos de Câncer (Hemisfério Norte) e o de Capricórnio (Hemisfério Sul), a percepção de algumas mudanças são mais sutis, quando mais em direção aos Polos, essas mudanças serão mais acentuadas.

No Brasil, nossos dias ficam mais frios e secos, e os ventos mais frequentes e fortes. Devido a inclinação da Terra, os primeiros e últimos raios solares do dia deixam o céu alaranjado e nos brinda com belíssimas imagens para serem registradas, seja na nossa memória ou com a sua câmera fotográfica.

E a nossa vegetação começa a se preparar para o inverno, portanto os frutos amadurecem, por isso o Outono é considerado a estação das Frutas.  Ah, também ocorre a queda das folhas, o que também nos presentei com um festival de cores bem diferente da primavera.

O Outono para os amantes do céu noturno

Se você é como eu, que gosta de admirar o céu noturno, está chegando a hora de dizermos “Até mais” para a constelação de Orion que é a constelação que simboliza o Verão no hemisfério Sul e dizermos “Bem-vindas” tanto para a minha querida constelação de Escorpião que já começa a despontar nas madrugadas, e para a nossa magnífica Via Láctea, que já está visível nas nossas madrugadas há algum tempo.

 Mas essas constelações não simbolizam o nosso Outono, e sim a constelação de Leão. É ela que estará visível durante toda a noite nessa estação…

O Leão de Neméia

Na mitologia grega, na Planície de Neméia existia um leão cuja pele era indestrutível que não podia ser ultrapassada por nenhuma arma feita pelos homens. Esse monstro mitológico está diretamente associado ao mais famoso dos heróis do Olimpo: Hércules!

Para provar o seu valor, Hercules recebeu algumas missões conhecida como “Os 12 trabalhos de Hércules”, e a primeira delas era “eliminar o Leão de Neméia”. O que ele conseguiu quando decidiu não mais utilizar armas, e o fez estrangulando-o com as próprias mãos.

Após concluir a sua missão, Hercules o lançou aos céus transformando-o em uma constelação, que é onde está registrado como uma de suas conquistas.

E agora, não posso deixar de concluir a minha missão que é dar dica de um site confiável para fazer suas consultas astronômicas que é o Observatório Céu Austral! E aproveite o outono, pois em breve falaremos do solstício de inverno…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *