Dicas da Winnie sobre eventos para astronomia e astrofotografia- Nesta arte a Winnie está em pé ao lado de um flipchart, escrevendo sobre o céu do mês de abril/2022, e exibindo uma chuva de meteoros.

O Céu de abril de 2022

Uauh! Já é abril...

E se você curte observar e/ou registrar o céu noturno, as madrugadas desse mês estão recheadas de espetáculos imperdíveis…

Imagem com a constelação da Leão, que é o símbolo do Outono, recebida do Observatório Céu Austral.

Teremos conjunções astronômicas, chuvas de meteoros, a via Láctea subindo aos céus a cada dia mais cedo. Inclusive conseguiremos observar todos os nossos planetas vizinhos.

Mas infelizmente, nem todos estarão em boas condições de observação, e ainda os planetas Urano e Netuno não são visíveis a olho nu, somente com instrumentos óticos.

 Mas, chega de prosa e vamos ver alguns eventos que teremos esse mês, afinal quem tem astronomia e/ou astrofotografia como hobby, poderá curtir bons momentos durante as madrugadas desse mês de abril!

Conjunções Astronômicas

Mas afinal, o que essas conjunções astronômicas?! Calma, se você não está familiarizado com esses termos, não se assuste! Os astros celestes não estão se aproximando.

As conjunções são eventos de aproximação aparente entre dois ou mais corpos celestes a partir da Terra.  É apenas uma perspectiva para quem observa os astros, a aproximação real não está acontecendo…

E graças a essas conjunções, as vezes é possível observar e até mesmo registrar na sua astrofotografia 2 ou mais planetas. Então, vamos a elas:

  • Os planetas Vênus, Marte e Saturno (meu favorito nas observações), estão próximos desde o dia 25 de março e até a madrugada do dia 13 de abril. Para observá-los, você terá que estar acordado a partir das 3:10 da madrugada próximos ao horizonte.
  • E se você tem um telescópio, no dia 12 de abril, será possível observar Netuno e Júpiter, a partir das 4:30 da madrugada! Vai perder essa oportunidade?!
  • Entre os dias 25 e 27, é a vez da nossa linda dama (a Lua) transitar entres os planetas Saturno, Marte e Vênus, respectivamente.
  • E a partir do dia 30, seremos brindados pelo brilho dos planetas Vênus e Júpiter.

E depois vamos aguardar o que maio nos trará…

Chuvas de Meteoros

As chuvas desse mês são bem interessantes, a maioria delas com uma interessante taxa horária acima de 15 ocorrências. Acho que já vale a pena enfrentar o frio…

  • Fireballs de Abril: com a máxima prevista para o dia 15, próximo da constelação de Aquário por volta das 2:30. É pouco divulgada, mas exibe meteoros bem brilhantes e de longa duração.
  • Lyrida: já essa clássica chuva será visível a partir de 16/04 com a máxima taxa em 22/04. A origem dos meteoros (15 por hora) é nas proximidades da estrela Veja, eles são brilhantes, rápidos e de cor azulada.
  • Pi-Puppídea: e finalmente, a nossa cereja do bolo, a partir de 23/04. Com uma taxa de 40 meteoros por hora, logo após o pôr do sol no horizonte sul, eles são lentos e de cor amarela ou alaranjada brilhante.

Agora que você já sabe o que teremos nesse mês, bora madrugar?!?! Ah, e se você quiser informações mais detalhadas, não deixe de acompanhar o time do Observatório Céu Austral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *