O céu desse mês está simplesmente imperdível!!
Você terá várias chances de ver chuvas de meteoros, conjunções astronômicas, sem falar na oportunidade de ver a sombra da terra ocultar o brilho da nossa linda lua…
Isso mesmo, em breve teremos um Eclipse Total da Lua! Então, sem muitas delongas, vamos ver as nossas oportunidades desse mês de maio…
Conjunções Astronômicas
Se você ainda não sabe o que é uma conjunção astronômica, resumidamente é um evento de aproximação aparente de dois ou mais corpos celestes, sob a perspectiva do observador. O que permitirá a observação e/ou o registro de 2 ou mais corpos celestes ao mesmo tempo.
Veja quais são os destaques:
- No dia 16/05, a nossa linda Lua estará aparentemente próxima das estrelas que formam a cabeça da constelação de escorpião, onde a estrela Antares ficará posicionada à direita da Lua.
- E a partir do dia 19/05, os planetas Marte e Júpiter começam a formar belíssimas configurações nas nossas madrugadas, principalmente nos dias 28,29 e 30 de maio.
- E no dia 25/05, a Lua passará a integrar a conjunção formada por Marte e Júpiter.
Acho que essas madrugadas de maio serão imperdíveis, não é mesmo?!
Chuva de Meteoros
Esse mês teremos madrugadas com “chuvas de Estrelas” bem interessantes! Com destaque para a Eta-Aquárida. Ela iniciou em 19/04 e poderá ser vista até o dia 28/05, mas é nesse mês de maio que teremos a atividade máxima (dia 05), onde poderá chegar a uma impressionante taxa de 35 meteoros por hora.
Vocês lembram do nosso famoso cometa Halley?! Pois é, foi ele que deixou os detritos que nos proporcionam essa espetacular chuva de meteoros, cuja características são longos de cor amarela e rastros persistentes. E não é só isso, com o passar dos dias, eles poderão se tornar mais brilhantes, inclusive entre os dias 09 e 11 de maio podemos esperar fireballs e eventuais bólidos.
Mas se você está se perguntando para onde olhar, e quando, a resposta é olhar para o leste a partir das 2:30. Mas a melhor posição do radiante, que é o ponto onde parece “sair” o meteoro, é as 4 horas da madrugada.
Ah, e se você ainda não sabe qual é a diferença entre meteoros, fireballs e bólidos, veja abaixo:
- Meteoros: popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”, eles são fragmentos espaciais que quando entram na atmosfera terrestre e devido ao atrito com o ar, deixam um rastro incandescente nos céus.
- Fireballs: é a classificação de um tipo de meteoro cujo brilho atinge a magnitude -4, que é a magnitude aproximada do planeta Vênus, a nossa popular “Estrela D´Alva”.
- Bólido: é quando uma Fireball explode em vários fragmentos, terminando em um clarão final, inclusive causando vibrações que podem ser perceptíveis pelas pessoas, fazendo até sentirmos tremores de terra e/ou objetos.
Eclipse Total da Lua
E finalmente, ele! O Evento mais top desse mês ocorrerá no dia 16/05, teremos um Eclipse total da Lua, que será visível em todo o Brasil! Os detalhes desse evento que terá a duração de horas, eu darei em um outro post, afinal ele merece um tópico exclusivo, não é mesmo?!
Então fique ligado, que logo mais estarei por aqui falando mais sobre ele! Ahh, e como não posso deixar de citar, uma das minhas fontes é o time do Observatório Céu Austral…