Winnie, a mascote do site, está vestindo um quimono e praticando exercícios de Karatê com outras pessoas. Essa arte é para ilustrar o post sobre ter como hobby o “Karatê”.

Karatê, um hobby? Ou uma filosofia? Ou um esporte?

Confesse que nos anos 80 você torceu pelo Daniel San e se divertiu com as lições do Sr Miyagi no filme Karatê Kid. Não assistiu?! Ok, mas pelo menos, assistiu a nova versão em 2010, onde Dre aprende artes marciais com o zelador Mr. Han que é um mestre de Kung Fu.  Bem, então a sua chance mais atual é a série Cobra Kai na Netflix, que conta como estão Daniel San e seus amigos…

Quem sabe, assistindo os filmes do Karatê Kid (3) e a série, você comece a considerar a prática do Karatê (ou caratê, que é a grafia correta em português) como o seu hobby!  Vamos conhecer um pouco mais…

O que é Karatê?

Hoje não contarei sobre a história do Karatê, mas é claro que na nossa grande amiga Wikipédia, você poderá conhecer um pouco mais sobre esse tema.  Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre “artes marciais”.

Afinal, o Karatê, é uma das mais populares artes marciais japonesa! Que nada mais é que um conjunto de técnicas de luta individual com o propósito de defesa pessoal. Porém, atualmente com objetivos mais esportivo, as atividades buscam alcançar o aperfeiçoamento do corpo e da mente. Através dos exercícios físicos, você conquistará diversos benefícios, que descreverei mais abaixo.

O Karatê, cujo significado é “Mãos Vazias”, originou em Okinawa. No início do Século XX, Gichin disseminação dessa arte pelo Japão, que na década de 30, foi oficialmente reconhecida como uma arte marcial japonesa, e a partir dos anos 70 começaram a surgir os campeonatos.

O karatê tem como objetivo principal, derrubar o oponente através de golpes executados com os pés ou com as mãos e procura evitar o confronto corpo a corpo. Mas, além dos golpes físicos, também é um estilo de vida, que através da disciplina, orienta o carateca a superar os seus medos e a se tornar uma pessoa melhor, independentemente da idade.

Juntamente com a expansão do Karatê, diferentes estilos foram surgindo, mesmo existindo dezenas deles pelo mundo, a Federação Brasileira de Karatê (FBK) reconhece os seguintes estilos:

• Goju-Ryu

Você lembra do Sr. Miyagi que treinou o Daniel San? Ele foi uma homenagem ao mestre fundador desse estilo que foi Chojum Miyagi.

A denominação desse estilo é GO, cujo significado em japonês é “duro”, Ju significa “Suave” e Ryu é estilo, por isso é o “Estilo Duro e Suave”, onde são combinadas técnicas duras e firmes com técnicas circulares e suaves que visam bloqueios para atingir ataques rápidos e potentes.

Outra característica marcante desse estilo é busca contínua pelo autodesenvolvimento, sendo melhor a cada dia, ou seja, vencer você mesmo.

• Shotokan

Quem diria que um exímio poeta pudesse ser considerado o “Pai do Karatê Moderno”?! Pois é, o Mestre Gichin Funakoshi, que é o fundador desse estilo, assinava os seus poemas com o pseudônimo Shoto, que significa ondas de pinheiros. E por isso, os seus alunos batizaram esse estilo como Shotokan, que significa a “Casa de Shoto”.

Nesse estilo, o mestre associa a filosofia budista às artes marciais, e passa a disseminar o desenvolvimento do caráter, onde o carateca deve demonstrar humildade, respeito e paciência.

Já as técnicas empregadas, tem uma base com posições que proporcionam estabilidade, para permitir movimentos poderosos. Portanto, esse é um estilo para quem prefere combates a longa distância e rápidos.

• Shito-Ryu

O Mestre Kenwa Mabuni, quando era jovem procurava uma forma de melhorar a sua forma física, e por isso foi aluno dos Mestres Anko Itosu e Kanryo Higaonna. E com o propósito de unir as técnicas aprendidas com seus mestres, que surgiu o estilo denominado Shito-Ryu.

A origem do nome é um acrônimo composto pelos ideogramas de Kanji que fazem parte do nome dos seus dois mestres, que quando lidos juntos pronuncia-se SHITO.

Além do nome, ele também uniu as técnicas do estilo “duro linear” com a “suave circular”, e dessa forma esse estilo utiliza velocidade e força concentrada.

• Wado-Ryu

A característica mais marcante desse estilo é “aplicar o mínimo de esforço necessário para execução das técnicas”. Ele foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e o seu nome significa “Estilo do Caminho da Paz”. E com esse objetivo, as técnicas utilizam bases mais altas, esquivas, torções e projeções, estrangulamento e quedas.

A maior diferença desse estilo, é grande utilização de esquivas no lugar do bloqueio, seguido do ataque o que permite utilizar a força de ataque do seu oponente e economizando a sua própria energia. Todos os movimentos são baseados no instinto de defesa do ser humano, por isso são considerados mais naturais.

• Shorin-Ryu

Mais um estilo que nasceu em Okinawa, dessa vez nas mãos do Mestre Choshin Chibana, cujo significado é “Estilo do Pequeno Bosque”, também é uma homenagem a um monastério budista. Ele tem como base o respeito, cortesia, humildade, bom senso, paciência, controle da violência e disciplina. E para isso, além dos exercícios físicos e técnicos, também existe todo um preparo mental, social e emocional. Portanto, o carateca terá todos esses treinamentos em conjunto para alcançar elasticidade, reflexo e autoconfiança.

As características marcantes desse estilo são a respiração e posturas naturais e circulares ao invés de movimentos diretos, socos ligeiramente inclinados para dentro e sempre criar golpes rápidos e poderosos.

O sistema de identificação do nível de conhecimento de um carateca pode variar de acordo com cada estilo que você escolher, mas todos eles utilizam faixas coloridas, que normalmente inicia com branca, para os principiantes, passando pelas cores amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom, onde estará concluída a classe Kyu. E finalmente a faixa preta que é conquistada quando o carateca adquiriu todos os conhecimentos e domina a arte marcial e alcançou a classe Dan.

Mas é claro que junto com todo esse conhecimento, você ainda terá conquistado “muuuitos” benefícios mais…

Qual benefício o Karatê me traz?

Você irá se surpreender com a vasta lista de benefícios que esse hobby poderá lhe proporcionar! A princípio, vou separá-los em duas categorias, a primeira será a física, e a seguir vou relacionar os benefícios emocionais e comportamentais.

• Benefícios físicos

Durante os treinamentos físicos das técnicas do karatê, você irá trabalhar o todo o seu corpo, o que o ajudará a ser tornar mais ágil e flexível. 

A repetição dos movimentos e o treinamento das posturas, fará com que você fortaleça os músculos e ossos, adquira uma maior resistência, além de ajudar na consciência corporal e coordenação motora. E claro, também ajuda a emagrecer.

Já com os exercícios respiratórios, você aumentará a sua capacidade respiratória e cardiovascular.

• Benefícios emocionais e comportamentais

Além do treinamento físico, o Karatê também se preocupa com a formação moral, mental e disciplinar dos seus praticantes. Portanto também existem exercícios comportamentais para que você possa desenvolver a paciência, o respeito pelo próximo, aumentar o seu poder de concentração e foco.

Tudo isso vai permitir que você mantenha o equilíbrio diante de situações desafiadoras, passe a ser uma pessoa mais confiante, aumente o seu senso de responsabilidade e busque se superar a cada dia.

Gostou dos benefícios que se tornar um carateca lhe trará?  Veja o que precisa para iniciar seu o seu treinamento…

O que você precisa para começar a praticar?

Antes de mais nada, que tal entender um pouco dos termos e da filosofia que existem no universo do Karatê? Depois aprender um pouco sobre as três etapas do treinamento para se tornar um carateca e algumas regras desse esporte…

• Vocabulário

Como o berço do Karatê é praticamente a região de Okinawa, muitos termos utilizados se originam do dialeto próprio e são utilizados até hoje. Veja alguns exemplos:

  • Kyu: é o nível das faixas antes de alcançar a preta;
  • Dan: é a indicação do nível de conhecimento do carateca, a faixa preta é concedida quando o praticante alcança o primeiro Dan;
  • Seiza: é a posição que você deve assumir para executar a saudação;
  • Kamaê: indica que você deve colocar-se em posição;

• DoJo

No budismo, esse termo significa “lugar de iluminação”, é onde os monges praticavam a meditação e exercícios físicos. E os praticantes de artes marciais emprestaram esse termo para nomear o local onde são realizados os treinos. Mas o Dojô não é apenas um local, mas sim a casa do carateca, é um lugar a ser respeitado, até mesmo referenciado, afinal é o “Local do caminho” do seu aprendizado.

• Dojo Kun

Assim como existem estilos diferentes, o mesmo pode acontecer com o Dojo Kun, que são as regras de conduta que todo carateca deve seguir, durante o seu “caminho”. Normalmente uma forma simplificada desse guia fica exposto dentro do Dojo, representado por 5 palavras, cujo significados são:

o   Caráter – Sempre buscar o aperfeiçoamento do caráter

o   Sinceridade – Ser sincero e proteger o caminho da Verdade

o   Esforço – Desenvolver o espírito do esforço

o   Etiqueta – Honra e Cortesia, honrar a si e aos outros

o   Controle – Controlar o ímpeto violento

• Kihon

O Kihon é literalmente (em japonês) o treinamento básico do Karatê. É nessa fase que você irá aprender e praticar as técnicas e os princípios do Dojo Kun que todo carateca deve seguir, e como consequência, desenvolverá todo o seu potencial juntamente com a preparação do seu corpo para galgar por todas as fases do seu aprendizado.

Mesmo sendo os fundamentos básicos, você sempre terá que praticá-lo, não importando o seu nível, pois quanto mais repetir corretamente a uma técnica, melhor carateca você será! E os objetivos do Kihon é aperfeiçoar o seu equilíbrio, sua força e velocidade, fortalecer seus músculos, adquirir ritmo e coordenação, e melhorar a sua respiração.

• Kata

Essa segunda fase do treinamento, cujo significado é “forma”, e é o que diferencia os estilos de karatê. É o momento de realizar uma sequência de movimentos de defesas e ataques que foram desenvolvidos pelos mestres de cada estilo ou por seus seguidores a partir de situações de luta.

Nesta fase, você irá aprimorar suas habilidades físicas e psicológicas que são necessárias para uma luta. Como por exemplo, demonstrar cortesia e respeito com o local e ao seu oponente, ou ainda controlar o espaço entre você e o seu adversário.

Inclusive, já existe competição olímpica de Kata, onde os atletas são avaliados pela melhor execução de Katas, cujos critérios são velocidade, movimentos, respiração, postura e claro as técnicas.

• Kumite

Apesar da tradução não significar combate, e sim encontro de mãos, o Kumite é o momento de praticar as suas técnicas (aprendidas no Kihon e Kata) com um adversário, é o momento do verdadeiro contato.

Nos jogos olímpicos as disputas são em 3 categorias determinadas pelo peso do atleta. Cada combate tem a duração de 3 minutos, cujo vencedor será o carateca que abrir 8 pontos de diferença (dentro do tempo regulamentar) ou fizer mais pontos. Se houver empate, a decisão será no regime “morte súbita”, isto é, o primeiro a pontuar será o vencedor. Ah, cuidado, pois se você acumular faltas leves ou cometer uma falta grave, poderá ser desqualificado e perder o combate!

• Pontuação

Para conquistar mais pontos que o seu adversário e vencer um Kumite, você precisará realizar Katas de forma objetiva, obterá os seguintes pontos:

o Yuko

Se o juiz identificar um Yuko, você somará um ponto no seu placar. E para que isso ocorra, você terá que acertar um soco no seu adversário na região do tronco (abdômen, peito ou costas) ou no rosto.

o Waza-ari

Se fizer um Waza-ari, a sua pontuação subirá 2 pontos, isso se você acertar um chute no tronco do seu oponente, inclusive nas áreas laterais.

o Ippon

Opa, você não vencerá o combate se realizar o Ippon como no Judô, mas sim conquistará mais 3 pontos no seu placar. Para conquistar um Ippon, você terá que acertar um chute na cabeça ou pescoço do seu adversário, ou se o derrubar com um golpe ou rasteira e em seguida aplicar um soco. E lembre-se de não aplicar força excessiva, pois receberá uma punição.

• Roupas adequadas e equipamentos de segurança.

A vestimenta tradicional é o Kimono com a faixa na cintura indicando o seu nível de conhecimento do Karatê. E por ser um esporte de combate, alguns equipamentos de segurança também são obrigatórios: luvas, protetor bucal, protetor de tórax, protetor de canela e de pés. Para as mulheres, também é obrigatório usar protetor de busto, e para os homens, o protetor genital é opcional.

E então?! Gostou desse hobby? Quer saber se está dentro do seu orçamento?

Quanto terei que investir para começar?

Primeiro você terá que encontrar um Dojo para treinar, dê preferência um que seja de fácil acesso para você, e cujo treinamento esteja dentro do seu orçamento. Afinal, o investimento pode variar de acordo com a região que você está. Quanto aos outros equipamentos, veja o que você poderá encontrar na internet:

  • Kimono: Você encontrará a partir de R$ 150,00 até R$ 1.000,00.
  • Luvas: Elas podem variar de acordo com o material utilizado, e os valores ficam entre R$ 70,00 e R$ 500,00.
  • Protetor Bucal: O ideal é que sejam flexíveis e confortáveis, sem renunciar à segurança. Valores entre R$ 20,00 e R$ 350,00
  • Protetor de Tórax: Deve ser confortável, seguro e não comprometer a sua mobilidade, os preços variam entre R$ 120,00 e R$ 600,00.
  • Protetor de canela e pés: Existe no mercado o conjunto completo, em torno de R$ 500,00.

Dicas para iniciantes

Agora que você realmente está decidido a começar a praticar esse novo hobby, procure por uma aula experimental, antes de investir, afinal, esse pode não ser o seu esporte favorito! Se você não encontrar um dojo na sua região, ainda tem a possibilidade de encontrar aulas online na internet para iniciantes.

Antes de começar os seus exercícios, procure meditar por alguns minutos e principalmente fazer o aquecimento, para evitar contusões.

Se você optar por aprendizado online, comece pelas posturas e posições básicas, elas que garantirão o seu equilíbrio para avançar no Kihon e Katas.

 

E nada de desistir antes de começar! Siga em frente e “bora” começar a praticar o seu mais novo hobby…

 

Veja alguns eventos relacionados ao seu hobby...

Infelizmente, não temos eventos relacionados nesse momento...

Sugestão de Investimentos

Seq.Descrição Valor
1KimonoR$ 151,05
2LuvasR$ 150,49
3Protetor BucalR$ 19,80
4Protetor de Canela e PéR$ 77,38
TotalR$ 398,72
Seq.Descrição Valor
1KimonoR$ 447,60
2LuvasR$ 218,04
3Protetor BucalR$ 39,26
4Protetor de Canela e PéR$ 143,64
TotalR$ 848,54
*Ao clicar na descrição do produto você será direcionado para o site da Amazon, onde efetuei as cotações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *