O aumento do brilho do cometa C/2022 E3 (ZTF)
está superando as expectativas, será que teremos a sorte de vê-lo a olho nu?!
Além do cometa, também teremos as conjunções da Lua-Vênus e Lua-Júpiter, que dependendo da sua localização, a última poderá se tornar uma belíssima ocultação.
Lembrando que essa conjunção entre a lua e os planetas, é apenas aparente, esses astros não estão se aproximando, é apenas a perspectiva que temos a partir da Terra. O mesmo acontece na Ocultação, que é quando a Lua passa entre o observador na Terra e o Planeta, impedindo a sua observação a partir do nosso planeta.
Eventos de Fevereiro de 2023
Continuando com os eventos astronômicos em destaques do ano de 2023, hoje vou falar sobre o que você não pode deixar de ver nesse mês de fevereiro. E aproveitar as noites quentes (ou não tão quentes para alguns rs) desse verão…
Dia 02
O cometa C/2022 E3 (ZTF) estará nos presenteando com o seu máximo brilho, mas será melhor observado utilizando um par de binóculos. Ele foi descoberto em março de 2022 pelo telescópio de Palomar na Califórnia. Neste dia ocorrerá o Perigeu, e como o aumento do seu brilho tem sido acima das expectativas, quem sabe poderemos ter uma grande surpresa, e até ser visto a olho nu. Procure por ele nas abaixo da estrela Capela a partir das 8 da noite, se você estiver no hemisfério sul, pode ser que tenha que esperar mais alguns dias, mas nada se compara com a duração da órbita desse cometa, que na sua passagem anterior pela Terra, que foi a uns 50 mil anos atrás…
Dia 05
É a vez da Lua da Nevasca, isso mesmo, as culturas antigas davam nomes para as luas cheias, que infelizmente não se popularizou. Normalmente, nos meses de fevereiro ocorrem nevascas intensas no hemisfério Norte. E por esse motivo a lua cheia desse mês, foi nomeada de Lua da Nevasca. E como já disse anteriormente, durante esse ano, irei contando mais nomes das luas cheias.
Dias 10 e 11
Esse poderá ser os melhores dias para você que está no hemisfério sul, observar o cometa C/2022 E3 (ZTF), ele estará próximo ao planeta Marte. Anote na sua agenda! Não custa nada dar uma espiadinha no céu nessas noites!
Dia 22
Durante a madrugada, haverá a conjunção dos planetas Vênus e a Lua que poderá ser observada na constelação de Peixes, mas infelizmente, não estarão próximos o suficiente para serem enquadrados ao mesmo tempo por um telescópio. E dependendo da sua localização (parte da América do Sul), nesse mesmo dia, por volta das 19 horas poderá ser presenteado com a ocultação de Júpiter pela Lua!
Destaque do mês
Hoje vou inaugurar nos posts de Eventos Astronômicos, o tópico “Destaque do mês”, e nada melhor do que começarmos com ele! O Cometa C/2022 E3 (ZTF).
Antes de mais nada, vamos para uma rápida definição do que é um cometa! Ele é um corpo formado de gelo e poeira, onde o seu núcleo congelado é envolto por uma nuvem de poeira e gases que forma a coma. Ao se aproximar do sol, o calor e os ventos solares empurram os gases e a poeira para longe do núcleo formando a cauda.
E se você está se perguntando por que esse nome tão difícil? Então vamos entender o motivo desse nome:
- A letra C, indica que o cometa não é periódico ou tem uma órbita que levará mais de 200 anos para retornar na nossa vizinhança;
- 2022 E3, segue a nomenclatura determinada pela União Astronômica Internacional, que indica que o cometa foi o terceiro objeto descoberto no início de março de 2022;
- ZTF são as iniciais da Instalação Transitória Zwicky, indicando qual foi a equipe de astrônomos que avistaram pela primeira vez esse cometa.
E por que ele merece tanto destaque? Como sua órbita é estimada em 50.000 anos, ele passou aqui na época que nosso planeta era habitado pelos neandertais e poderá não haver uma próxima visita! Sem falar que você não terá outra oportunidade … rs